As rochas ornamentais são materiais nobres, tipificadas por uma longa lista de características que determinam seu uso, destacando-se: o efeito estético, a durabilidade, a resistência mecânica, e a flexibilidade no uso, permitindo a obtenção de peças com formatos e dimensões variáveis.
Este material é adequado para qualquer local em uma edificação ou residência, sendo a infinidade de usos e características seu ponto marcante, fato este que confere uma personalidade única a cada peça ou conjunto de peças. A possível utilização deste material e o local de sua aplicação são tão diversos como suas cores. A seguir, citamos algumas aplicações mais comuns:
– Revestimento de Pisos;
– Revestimento de Escadas;
– Revestimento de Paredes;
– Revestimento de Fachadas;
– Bancadas de Pias e Lavatórios;
– Móveis e Tampos;
– Peças de Decoração;
– Colunas Maciças;
– Arte Funerária.
As pedras ornamentais constituem uma ótima opção de revestimento para pisos e paredes, graças à durabilidade e aos efeitos estéticos que proporcionam. Além disso, adaptam-se a ambientes internos e externos, admitem inúmeros tipos de tratamento e ainda garantem manutenção simplificada. Para alcançar os resultados visuais pretendidos, é preciso considerar certas particularidades de cada pedra, tais como o índice de absorção de água e os tipos de tratamento que podem ser aplicados.
Fonte: SENAI/DN. Disponível em: <http://www.construtivo.com/ar/index.html>