As rochas ornamentais já são belas por natureza e únicas em suas características. Contudo, podem ser adequadas e ajustadas para a customização dos projetos. Os acabamentos de superfície são responsáveis pela textura final dos materiais, sendo diferenciados levando-se em conta fatores como o embelezamento, brilho, anti-derrapagem e indicação de uso:
Polido – Acabamento que realça a cor do material e revela toda a sua beleza, pois possui uma superfície lisa e brilhante. É produzido a partir da lustração e pode ser usando tanto para Mármores quando para Granitos. Os Quartzitos e materiais artificiais como o Marmoglass e Silestones, possuem este acabamento como padrão. Devido ao seu aspecto liso, este acabamento é escorregadio em contato com a água. Este acabamento pode ser ainda resinado ou impermeabilizado:
Resinado – Feito a partir de aplicação de resina líquida durante ou logo após o polimento do material. Este acabamento cobre os poros que existem na pedra, dando um polimento e brilho superior.
Impermeabilizado – Película protetora que cobre a superfície do material diminuindo a absorção de água e o aparecimento de manchas.
Bruto – Se apresenta com as características naturais da rocha, pois não possui nenhum tipo de acabamento. Este acabamento é exatamente aquele que as chapas apresentam logo após a serragem que, por sua vez, pode ser serrado nas dimensões e espessuras usuais ou sob encomenda. Mesmo não sendo liso ao toque, este acabamento é suficientemente plano e antiderrapante. Por ser bruto, não realça a cor do material.
Flamejado – Produzido através da exposição à altas temperaturas, este acabamento apresenta variações em seu relevo, dando um aspecto rugoso e ondulado à sua superfície, tornando-o antiderrapante. Mesmo não sendo polido, este acabamento consegue realçar a cor do material.
Apicoado – Feito a partir de impactos, dá um aspecto poroso e ondulado às pedras. É indicado para áreas externas devido às suas propriedades antiderrapantes, para escrita ou para detalhes.
Levigado – Acabamento semi-polido que se adéqua tanto para áreas internas quanto para externas. É lixado com abrasivos até deixá-lo suficientemente liso, totalmente plano e suave ao toque. Seu aspecto é opaco e mostra a verdadeira coloração das pedras, porém sem o brilho do acabamento polido.
Espatacado – Com superfície visivelmente irregular, este acabamento não se adéqua à pavimentação, mas sim a detalhes e revestimentos. Este acabamento geralmente é utilizado para filetes de 3 a 5 cm de espessura.
Exemplos de aplicação destes acabamentos:
Em pias, lavatórios, mesas e bancadas, dê preferência aos materiais polidos, impermeabilizados ou resinados, pois estes transmitem a nobreza e o requinte dos materiais, além de revelar toda a beleza das cores das pedras.
Em escadas e pisos internos ou com pouco tráfego de pessoas, o acabamento polido é mais indicado, podendo ser feito nas escadas uma faixa levigada ou frisos para torná-las mais seguras.
Em escadas e pisos externos ou com tráfego intenso de pessoas, os acabamentos brutos, flamejados e levigados são utilizados para se obter maior segurança, pois são antiderrapantes.
Em bordas de piscina, prefira o acabamento levigado, pois este não deixa a superfície escorregadia e nem machucam no contato. Já nas áreas próximas às piscinas, também pode ser usado os acabamentos bruto e flamejado.
Em revestimentos de muros, paredes internas ou externas, detalhes, colunas ou pés de mesa, os acabamentos apicoado e espatacado conferem a beleza e o charme da rusticidade à arquitetura moderna. Podendo ser combinado com iluminação indireta e com plantas sofisticadas.
Para saber mais sobre cada tipo de acabamento de superfície, faça-nos uma visita e solicite uma amostra!